terça-feira, 20 de março de 2012

TOTOIN: "REALMENTE UM DO BOM"



O cenário Rap e HipHop em Uberaba  é feito de muita criatividade e de vários talentos. Recentemente um dos maiores representantes desse movimento acaba de lançar trabalho novo. 

Realmente um do bom do Mc, produtor e beatmaker Totoin surpreende pela qualidade do trampo de uma maneira geral. O rapper mostra sua originalidade na rima e as influências que vão além do Rap/HipHop.

Fiquem com uma entrevista realizada com o Mc Totoin e também com o video da música "Pequena Longa Estrada".


Tito: Aê Totoin beleza mano? Cara em primeiro lugar quero te parabenizar pelo novo trabalho “Realmente um do bom”,  e curti muito ter gravado os baixos em duas faixas. Conta aí pra gente como foi o processo de gravação e onde foi gravado?



Totoin: Salve Tito,firmeza total meu camarada, muito obrigado pelos parabéns e eu também fiquei muito feliz com sua participação no disco. Esse álbum levou 3 anos pra ficar pronto (2009/2010/2011), mas na verdade não foram 3 anos trabalhando direto, eu tive alguns problemas pessoais neste meio tempo, então em vários momentos tive que pausar o trabalho pra poder cuidar destes assuntos, as minhas vozes foram todas captadas aqui no Sambação Ilimitada que é o meu home studio, e as gravações por aqui fluíram num clima natural com muita fumaça e descontração, as vozes dos parceiros que são de fora foram gravadas nos studios de cada um também, como o WM que gravou no Fyabomb, o Deone que gravou no studio casero modo produções, alguns instrumentais também foram produzidos por amigos, teve produção do Mateus Pingüim, Deone, Rasfelippe, Lheozotto & Arthur Moura, lembrando que você (Tito - Seu Juvenal e Angel Butcher) também gravou dois baixos pra mim em duas produções do Arthur Moura, e a arte gráfica foi feito pelo Tio lucas (Roulets13).







Tito: Como e quando foi que você começou a curtir Rap e Hip Hop? Fala aí pra gente suas outras influências musicais?




 Totoin: Foi mais ou menos em 1994/1995, meu primo tinha o vinil do Racionais “Raixo X Brasil” e a primeira vez que eu ouvi foi uma pancada na orelha que eu me viciei, e todas as vezes que eu ia na casa dele ficava na expectativa de poder ouvir o som, já o Hip Hop eu tive uma primeira noção do que poderia ser assistindo um grupo de dança famoso na cidade na época que era o “Flash Kid”,vi a apresentação deles em um festival da minha escola que foi foda, pela primeira vez na vida vi um Bboy mandar um moinho de vento, vi o MC mandar as rimas ao vivo, o DJ tocar, os caras usavam jaquetas pretas com um raio vermelho nas costas com o nome do grupo, tudo que eu queria era uma jaqueta igual e aprender fazer aqueles movimentos, ficava igual lagartixa tentando quebrar os braços, a galera me zoava ahuhuahuahuahu . E sobre as influências, eu tive muita influência do miami carioca o funk que na época era lançado como rap, como na coletânea Rap Brasil que teve 3 edições, e as 3 eu dexavei de traz pra frente hehe,gostava muito daquilo,mas eu gosto muito de Reggae, Soul, Funk, Jazz, Samba, Rock, acho que todo estilo tem algo bom para ser absorvido, e acho que tudo isso acaba me influenciando sim.








Tito: O que você achou do resultado final do clipe da música “Pequena Longa Estrada” e quem foi que produziu o clipe ?



Totoin: Pow irmão eu sou suspeito pra falar, mas a real é que eu gostei muito e espero que as pessoas que assistiram também tenham gostado, é um trampo simples que foi muito bem editado e finalizado, e os produtores foram o Rood Cauhi e o Mateus Canabarro Graffunder.


VIDEO DA MÚSICA "PEQUENA LONGA ESTRADA":








Tito: Hoje em dia você já é bem divulgado fora de Uberaba. Como faz pra divulgar o seu trabalho? A internet tem te ajudado nessa divulgação?


Totoin: A Internet na verdade é o principal meio de divulgação, tem um trabalho que vem sendo feito a mais de dez anos também, no qual ja fomos tocar em algumas cidades fora de Uberaba e isso com certeza viabilizou que alguns contatos fossem feitos e o som alcançasse mais pessoas,mas com certeza a internet é o maior meio de divulgação e comunicação com o público, até por que também é o mais barato e rápido.




Tito: O que  você pensa sobre a cena Hip Hop de Uberaba e como anda o cenário em Minas Gerais?


Totoin: Eu penso que ela está pra viver seu auge,já teve momentos melhores mas também já teve momentos piores, hoje não vejo muito break graffiti e djs em Uberaba como poderia e deveria ter ,e o cenário em Minas Gerais eu posso dizer que me deixa esperançoso, sei que talentos não faltam e nem disposição.




Tito: Você é um dos Mc’s aqui de Uberaba que tem ligação com o pessoal do rock. Nesse novo trabalho temos a música “Banda Cover”, você acha que hoje em dia falta criatividade na música em geral, por isso essa invasão de bandas cover?


Totoin: Esse é um ponto, falta sim criatividade mas também falta vergonha na cara de contratantes e contratados, vejo pessoas que só estão afim de ganhar dinheiro fama (momentânea) e mulheres, pagar de que faz show na noite e é músico, por exemplo eu já fui em shows importantes de artistas realmente sérios e tive que assistir abertura do show dos caras com banda cover, neguinho tocando bob marley sem nenhum sentimento, sentado com uma prancheta na frente lendo a letra, tocando músicas do ORappa e outros artistas que o público ama de uma forma fútil sem expressão e sem verdade, eu acho que antes de tudo a música tem que vir da alma, e essas bandas não merecem meu respeito.




Tito: Deixa uma mensagem pro pessoal que está lendo suas palavras agora e pra todos aqueles que te dão uma força pro seu trampo acontecer.


Totoin: Muito obrigado seus moda foca,é nozes sempre,sem muita caretice e sem achar que é o rei da loucura.




Tito: Pra fechar cita aí pra gente 10 discos essênciais da sua coleção? Valeu e força na caminhada.


Totoin:
Racionais mcs – Sobrevivendo no inferno
RZO – Todos são manos
Marcelo D2 – Eu tiro é onda
Quinto andar – Piratão
Sabotage –Rap é compromisso
Black Alien – Babylon by gus
Conspiração positiva – Periferia pegando fogo
Ascendência mista – Produto mentalfaturado
Thaide e DJ Hum – Preste atenção
Rua de baixo – Envelhecido 13 anos




DOWNLOAD DO CD "REALMENTE UM DO BOM":


3 comentários:

  1. É maneiro poder acompanhar a trajetória desse cara.
    O trampo dele aqui na cidade e fora tem um valor muito grande e ainda vai ter maior reconhecimento. Uberaba assim como qualquer outra cidade, ainda vai fazer a gente passar vários perrengues, mas nada disso vai impedir a negada de dar o melhor sempre.
    Grande abraço. Paz

    ResponderExcluir
  2. Acho muito legal isso. alem de ser meu produtor e meu amigo e tive a honra de convidar totoin para o tretas a parte que ele abraçou a bronca no forma muito loka .=

    ResponderExcluir